Pesquisa IFOP* para o Método e a Dieta DUKAN**: estudo dos comportamentos e das opiniões junto aos Estabilizados

O IFOP, renomado instituto de pesquisas independente, foi encarregado de fazer uma pesquisa com todas as pessoas inscritas no site do programa regimeDukan.com que estivessem na fase 4, ou seja, em fase de estabilização definitiva. Estas pessoas seguiram o Método Dukan no âmbito do programa online, com um acompanhamento interativo, por meio de trocas de orientações e relatórios diários.
Das 2.934 pessoas contactadas por e-mail entre os dias 17 e 27 de dezembro de 2010, 1.525 participaram da pesquisa, respondendo a um questionário online.

Objetivos da pesquisa

Conhecer os comportamentos e a opinião dos usuários do Método Dukan inscritos no site régimeDukan.com e em fase de estabilização, produzindo assim dados fatuais que poderão ser apresentados paralelamente às críticas geralmente feitas contra as dietas em geral.

Resultados da pesquisa

1) Um Peso Ideal*** rapidamente atingido e estabilizado para cerca de 8/10 pessoas.

O Peso Ideal individual foi atingido após um prazo médio de 2,4 meses de dieta (fase de ataque + fase de cruzeiro). O peso perdido durante as duas primeiras fases da dieta foi de, em média, 7,1 kg. A pesquisa aponta que 79% das pessoas que atingiram seu Peso Ideal** estabilizaram-no no prazo médio de 6,9 meses.

A opinião de Pierre DUKAN
79% de estabilização constitui um dado radicalmente novo, que se opõe a todas as estatísticas anteriores, em particular àquelas disponibilizadas pela ANSES, que anunciam exatamente o inverso: 80% de não-estabilização****. A duração média da dieta de emagrecimento é curta (2,4 meses). Uma dieta tão rápida é dificilmente compatível com o desenvolvimento de carências vitamínicas ou micronutricionais.

2) Altíssimos graus de satisfação e recomendação e um acompanhamento assíduo das 2 principais medidas da fase de estabilização:

98% das pessoas estabilizadas estão SATISFEITAS com o Método Dukan em geral; 70% dentre elas estão muito satisfeitas. 
92% já recomendaram o método aos seus familiares e amigos e 91% continuarão fazendo-o no futuro.
Quanto à fase de estabilização definitiva propriamente dita, 80% a acharam FÁCIL e 76% estimam que vão mantê-la facilmente a longo prazo. Nesta última fase, 98% dos pesquisados mantiveram a Quinta Proteica e 96 % mantiveram o farelo de aveia, duas importantes e não negociáveis medidas desta última fase que devem ser adotadas para o resto da vida.

A opinião de Pierre Dukan
98% de pessoas satisfeitas com o método em geral e 80% que julgam a fase de estabilização fácil são resultados excepcionais. E mais, 97% integraram no seu modo de vida as duas principais medidas da minha fase de estabilização, provando que dão uma nova importância estratégica para cuidar daquilo que nunca tinham feito: estabilizar seu peso. A pesquisa confirma que o método Dukan é inteiramente baseado na confiança de seus usuários, algo que pode ser confirmado por um taxa de recomendação, passada e futura, extremamente alta: 92% e 91%.

3) A grande maioria dos médicos solicitados por seus pacientes estabilizados tem uma opinião favorável

53% dos pesquisados abordaram o assunto com um médico antes, durante ou depois da dieta. Para 50% dos pesquisados que abordaram o assunto com seu médico durante ou depois da dieta, 68% dos médicos tiveram uma opinião favorável e 24%, neutra.
Além do mais, para aqueles que ouviram a opinião do seu médico antes e durante/após a dieta (18% dos pesquisados), a grande maioria das opiniões foi favorável antes do início da dieta e ainda melhorou de forma significativa. De fato, 77% dos médicos deram uma opinião favorável antes da dieta e 84% durante ou após a dieta.

A opinião de Pierre Dukan
Ao contrário do que se pensa, mais de uma em cada duas pessoas que segue a dieta Dukan aborda este assunto com seu médico. 92% dos casos tiveram um parecer favorável (68%) ou neutro (24%), o que reflete o bom-senso dos usuários e um pressuposto favorável dos médicos para com meu método. Com estes dados encorajadores, vou propor que os clínicos gerais franceses voltem a atuar no círculo do tratamento do excesso de peso. Hoje, na França, há apenas 300 nutricionistas para 20 milhões de pessoas com excesso de peso. A meu ver, para lutar contra o excesso de peso é preciso que os 200.000 clínicos gerais da França voltem a atuar nessa área e ao mesmo tempo, que haja ações como o Livro-método ou o programa na Internet.

4) Melhoria progressiva dos check up's


55% dos pesquisados realizaram um check up  antes ou depois da dieta. E 1 em cada 4 pessoas realizou um check up antes e depois da dieta.

53% dos check up realizados após a dieta apresentaram melhores resultados em relação ao check up anterior, enquanto 39% não sofreram alteração e 6% registraram piora.

No que se refere ao balanço lipídico (colesterol, triglicérides), 88% apresentaram melhores resultados ou resultados inalterados (51% de melhoria).

No quesito glicemia/hemoglobina glicada, 92% dos resultados melhoraram ou não se alteraram
(38% de melhorias).

A avaliação hepática melhorou em 17% dos casos (com 57% sem alteração e 26% de pessoas que não sabem).

A avaliação renal melhorou, não foi alterada ou não foi registrada em 97% dos casos e piorou em 3% dos casos.

A opinião de Pierre Dukan
Novamente, os médicos mostraram interesse em seguir a dieta, já que 55% dos pesquisados puderam dispor de um check'up.

Estas avaliações corroboram todos os benefícios de saúde do meu método e da minha dieta. A pertinência dos resultados ainda é maior por terem sido obtidos junto aos próprios usuários e seus check'up. São resultados fundamentalmente contrários aos da pesquisa conduzida pela ANSES, que foram deduzidos de forma virtual e teórica a partir dos livros de vulgarização dos 15 regimes avaliados. 
Contrariando algumas das preocupações levantadas por alguns observadores, meu método não sobrecarrega os testes lipídicos (colesterol e triglicérides), pelo contrário ele os melhoram para mais de uma a cada duas pessoas Estabilizadas. Um outro dado de grande interesse é a avaliação renal que, na sua grande maioria, é estável ou até mesmo melhora em 11% dos casos. Tudo concorre para facilitar o acesso deste método ao público e levá-lo ao conhecimento dos clínicos gerais, fazendo-os entrar de duas formas no círculo da luta contra o excesso de peso.
Seja orientando seus pacientes que tomaram por si só a iniciativa de seguir meu método, desencorajando as pessoas que não precisam emagrecer, fazendo um check'up no início da dieta. Seja seguindo meus seminários de treinamento, para dar-lhes os meios de garantir eles mesmos o acompanhamento global de seus pacientes.

Conclusão geral da pesquisa IFOP

A pesquisa IFOP, conduzida junto a um número significativo de pessoas (1.525 pessoas em fase de estabilização que seguiram o método Dukan no régimeDukan.com) mostra que a perda de peso obtida pode ser consolidada e, posteriormente, estabilizada em 79% dos casos, em um período de 6,9 meses. 

98% das pessoas estabilizadas estão SATISFEITAS com o método Dukan, 80% o acharam fácil, 92% já o recomendaram e 91% o recomendarão no futuro.

53% dos pesquisados abordaram o assunto com um médico antes, durante ou depois da dieta. Para aqueles que consultaram seu médico antes, durante e após a dieta (18% dos pesquisados), a grande maioria dos médicos teve uma opinião favorável quanto a esta dieta e melhorou de forma significativa, passando de 77% de opiniões favoráveis antes, para 84% durante ou após a dieta.

25% dos pesquisados realizaram um check'up antes e depois da dieta. 

Para mais de 9 a cada 10 pessoas (92%), os resultados dos check'up melhoraram ou não se alteraram. 40% dos pesquisados fizeram um check'up antes e 40% depois da dieta.

A opinião de Pierre Dukan
A soma destes resultados mostra que o Método Dukan permite obter resultados defendidos pela quase totalidade dos usuários em fase de estabilização acompanhados por um programa diário via Internet. Estes resultados exibem taxas de estabilização inéditas e uma ausência de efeitos colaterais, evidenciada por resultados de exame médicos melhores ou inalterados na grande maioria dos casos.

Uma estabilização obtida em 79% dos casos corrobora o conjunto de resultados obtidos desde a existência de estatísticas sobre excesso de peso.
A pesquisa recente da Anses reunindo boa parte das pesquisas multicêntricas obtinha 20% dos casos com peso estabilizado****, ao passo que a pesquisa IFOP sobre o método Dukan encontra cerca de 80%.

Na medida em que os resultados do Método Dukan (emagrecimento e estabilização) foram obtidos por meio de um programa online que pode ser aplicado em amplas populações, o método inaugura uma nova perspectiva de emagrecimento em grande escala, adaptada à extensão do desafio atual.

>Anexos

*Fonte: Pesquisa IFOP – Balanço com os Estabilizados.

Pesquisada realizada online de 17 a 27 de dezembro de 2010, por meio de um questionário autoadministrado por e-mail, com pessoas em fase de estabilização, inscritas no site régimeDukan.com.
Amostra representativa de 1.525 pesquisados.

**O Método Dukan fundamenta-se no uso de 100 alimentos - 66 ricos em proteínas e 34 legumes.

1- A fase de ataque utiliza exclusivamente os 66 alimentos ricos em proteína, tendo pouca duração - 2 a 7 dias – e traz resultados fulminantes na perda de peso (1,5 a 4 kg) + 20 minutos de caminhada e 1,5 colher de sopa de farelo de aveia

2- A fase de Cruzeiro, além dos 66 alimentos da fase de ataque, acrescenta os 34 legumes, progredindo na velocidade de 1 quilo por semana, até obtenção do Peso Ideal+ 30 minutos de caminhada e 2 colheres de sopa de farelo de aveia

3- A fase de Consolidação. Ela conserva os 100 primeiros alimentos, sempre à VONTADE, e acrescenta 2 frutas, 2 fatias de pão integral, 40 gr. de queijo por dia e duas porções de feculentos e 2 refeições de gala por semana + 25 minutos de caminhada e 2,5 colheres de sopa de farelo de aveia. Sua duração é de 10 dias por quilo perdido.

4- A fase de Estabilização, com a abertura da alimentação, conserva a base alimentar da fase de consolidação observando as 3 medidas simples, concretas, hiper eficazes, que implicam pouco sofrimento, porém, não negociáveis: quinta proteica, recusar elevadores e 3 colheres de sopa de farelo de aveia + 20 minutos de caminhada.

***Peso ideal: o Peso Ideal de cada um é um conceito próprio do método Dukan; o cálculo deste peso integra as especificidades individuais que possibilitam não apenas atingir este peso, como também mantê-lo (11 parâmetros como o sexo, a idade, o peso máximo e mínimo já pesado, a hereditariedade, a ossatura, a quantidade de gravidez, o peso desejado e o peso de cruzeiro que a pessoa teve por maior período de tempo e a urgência de perder peso). Estes parâmetros possibilitam não apenas atingir este peso, como também mantê-lo.

**** Segundo o relatório realizado pela Anses em novembro de 2010, 80% dos entrevistados recuperam peso um ano depois de encerrarem sua dieta
(Fonte: Dossier de Presse – p. 12)


 

Artigos blog

A participação no programa Dieta Dukan é pessoal e intransferível, não sendo permitida a adaptação, transferência e adequação a outros indivíduos. A utilização destas práticas isenta a Dieta Dukan de responsabilidades resultantes do uso indevido do programa. O Usuário deve estar ciente que é o único responsável por eventuais danos que lhe sejam ocasionados em virtude da não veracidade das informações prestadas.Os cardápios, as receitas, bem como as dicas integrantes do programa alimentar são feitas a titulo de sugestão, ficando ao livre arbítrio do interessado a sua adoção ou mesmo alteração. O programa alimentar sugerido pela Dieta Dukan possui finalidade exclusivamente informativa e não substitui a consulta realizada por nutricionistas, fisiologistas, médicos e/ou qualquer outro profissional da área de saúde.